domingo, 3 de outubro de 2010

Politica e Politicalha, aqui se confundem, sim!

Hoje, eu acordei bem cedo. Às 7.30 eu sai para votar em presidente da república, em governador, em senador,em deputado federal e em deputado estadual. Durante toda a campanha eleitoral eu fiquei perplexa com os discursos amorfos, com as placas fincadas nos canteiros, nos jardins, nas praças da cidade exibindo belas fotos dos candidatos com os  números e postos  políticos  a ocupar. Quanta gente  com dentes brancos lindos, todos riem! E eu penso, será que eles riem para nós ou riem de nós, hem?  Eu acho que eles riem de nós, do povo que nem sabe para que serve o voto! E vota..

Na cabine de votação eu presenciei , hoje uma cena triste! Uma mulher tinha em mãos  um folheto com o nome de apenas um candidato a deputado estadual. Sentou-se na cabine e  votou somente nele. Nos outros candidatos ela não sabia votar.! O pessoal da mesa,  tentou ajudá-la  deu-lhe  um caderno  no qual consta o número e o nome de todos os candidatos, mas mesmo assim ela não soube votar!  Seu voto foi anulado! Seu voto inconsiente foi anulado!
Voltei para casa pensativa e  pisando nas calçadas cheias de caras, cheias de números, cheias de partidos, cheias de dentes, e cheia de risos. Juro que não pisava firme, muito pelo contrário, eu ia na ponta dos pés, assim como fazem as bailarinas, era  medo, talvez , que aquelas caras se materializassem e descobrissem o que eu pensava de cada  uma. Deus me livre! não vou confessar, não devo!...Fiquei pensando ainda  na forma dos políticos  fazerem política, (desculpem a redundância ) pois os  seus interesses estão sempre acima dos interesses de cada cidadão votante. Isso é politica no sentido lato da palavra? Juro que não é preciso ler J.Jacques Rousseau, Platão e outros, para saber!

Certamente, mais tarde, a mídia televisiva vai entar no ar e fazer o seu espetáculo sobre o resultado das eleições no pais inteiro." Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor. Oito horas da noite? Tem sim, senhor."
Gente! por hoje, basta! Até breve.

3 comentários:

  1. Voltei né Silvia!
    Gostei bastante da enumeração... Agente consegue visualizar as cenas! E ao final vc entra na questão principal da política. Os interesses próprios superam os da maioria!
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto tia,adoro esse tom sarcástico que vc imprime. Rs.
    Beijos..
    Adriano

    ResponderExcluir
  3. Querido menino Adriano, eu sabia que você ia gostar, é que eu sou irônica pra caramba!

    ResponderExcluir