quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Polis nossa de cada dia !

Muitas vezes achamos que não cabe a nós a responsabilidade pelo que acontece no nosso bairro, na cidade, no país.Afinal,  o que podemos fazer?  Não somos políticos;  é a tais homens eleitos pelo povo, que compete resolver os problemas.. Em nenhum momento nos perguntamos: se nos tivesssemos reunido com outras pessoas para discutir os problemas que nos afetam, se nos tivesemos rebelado de alguma forma, esses fatos estariam acontecendo? Como interferir? Como atuar para mudar essa realidade tão dura?
Essas questões envolvem outra, mais ampla: o que  é Política?

Se a política faz parte de nossa vida, estando presente em todas as relações sociais, por que essa forma de vivência não é consciente em nosso cotidiano? Por que a participação politica do individuo  é tão limitada?
O resultado disso é um acostumar-se às situações agressivas, às condições subumanas de vida, à exploração do trabalho, que vai, pouco a pouco apagando a sensibilidade e  paralisando  as reações de inconformismo.Sobre essa naturalização das ações sociais, o dramaturgio e poeta alemão  Bertolt Brecht  nos dá uma lição;
                                "Nós vos pedimos com insistência;
                                 Não digam nunca: isso é natural!!
                                 Diante dos acontecimentos de cada dia,
                                 Numa época que reina a confusão,
                                 Em que corre sangue,
                                 Em que o arbitrário tem força de lei,
                                 Em que a humanidade se desumaniza,
                                 Não digam nunca: isso é natural!!
                                 Para que não passe a ser imutável! "
Sabemos que o voto é um instrumento importante, embora limitado, de participação política. Lamentamos que diante da apatia politica, pode tornar-se um simples ritual legitimador de uma "elite" de picaretas no poder. Existem, sim, outras maneiras de participar na vida cotidiana.

O aprendizado politico se faz nos pequenos espaços sociais, pelo relacionamento diário com os outros, onde se aprende a conviver e respeitar as diferenças.

Um comentário:

  1. Política se faz diariamente, é estilo de vida...
    Nós não somos cidadãos apenas na época de eleição.. O poema de Bertolt Brecht coube muito bem, relacionou o conformismo a política...
    Escreva mais Silvia!!!

    ResponderExcluir