domingo, 26 de setembro de 2010

Nossas escolhas.........

O Flavio Gikovate é  médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, é também conferencista, atuando em eventos dirigidos ao público em geral, como também naqueles voltados a quadros gerenciais e profissionais de psicologia de diferentes especialidades médicas.  Ele é brilhante! recentemente eu o vi atuando na novela Passione que a Rede Globe exibe, diariamente, às 21.00hrs. Flávio não é, ali, um ator, é ele um psicológo mesmo, um terapeuta mesmo , que ouve as queixas do paciente- personagem que tem um problema gravissimo de compotamente social. A combinação de segredo da narrativa não nos permitiu ainda saber a " verdade verdadeira" que atormenta o belo Gerson.
O trabalho do Gikovate , sem sombra de dúvida , é excelente, os seus livros  prendem à  nossa atenção  pela sua  capacidade  de argumentar sobre temas complexo com palavras não  tão complexas. Eu escolhi  então um texto  dele,  muito interessante, para postar aqui. Vamos lá....
 O Grito de Edvard Munch


O medo da solidão e do desamparo sempre foi maior do que a vontade -  presente em todos nós - de viver de acordo com nossas convicções. Isso, na prática, significa uma enorme tendência para  a submissão  aos regulamentos próprios de uma dada sociedade, coisa que até há muito pouco tempo não era nem mesmo questionada e determinava uma brutal e ilógica  tendência homogeneizadora  dos modos de viver. Tendência  ilógica porque nós somos criaturas essencialmente  diferentes umas das outras, tanto  na forma  como pensamos sobre a vida, como também quanto aos nossos gostos e preferências de todo tipo.  Se somos todos diferentes ( e isso me parece uma verdade indiscutível, visível, mesmo a olho nu)
não há porque tenhamos de viver do mesmo modo. Não se justifica que tenhamos de nos casar, e numa determinada idade, nao é obrigatório querer ter filhos ( nem mesmo as mulheres , supostamente portadoras de um "instinto maternal"), nada nos impediria de não termos ambições materiais e não querermos " subir na vida", etc.
In. Novos tempos, novas regras.

Para mim o grande discurso aqui, posto em evidência, é  - o medo da solidão e do desamparo que muitos  vezes , nós  leva a fazer escolhas erradas, ou melhor inadequadas. Pois é! espero que vocês comentem, comentem sem moderação. Até breve minha gente!

Um comentário: