segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A tradição não pode morrer....

São Cosme mandou fazer
Uma camisinha azul
No dia da festa dele
São Cosme quer Carurú



É em homenagem a estes dois santos gêmeos que se come o melhor carurú da Bahia, durante o mês de Setembro. É o chamado carurú de Dois-Dois. Segundo a tradição, em toda casa onde há gêmeos, realizam-se grandes festanças, com caruarú muito e gostoso.Independente do poder aquisitivo, o dono da casa tem por obrigação fazer, sendo muitas vezes ajudados por seus vizinhos.
Já tive oportunidade de participar de muitos destes carurús onde comeram 50 até 100 convidados. Conforme reza a tradição, nestes dias de festas, o carurú é comido de duas maneiras. Com ritual para os meninos e à vontade para os grandes. A dona da casa, convida neste dia todos os garotos da redondeza para comerem o carurú em sua casa. No chão, sobre uma toalha brança e rendada,  é colocado um alguidar com o carurú. Todos os meninos, comem naquele mesmo  alguidar enquanto os assistentes, adultos, batem palmas e cantam compassadamente:São Cosme mandou fazer/ Uma camisinha azul/No dia da festa dele/ São Cosme quer Caruru.

Esta iniciado o grande carurú. Durante todo o almoço dos meninos, são cantados versos em  seu louvor: Depois de terminado o carurú da garotada, inicia-se então o dos convidados. Mas o carurú de São Cosme e São Damião, não se realiza somente na casa onde há gêmeos. No dia dos dois santos,  27 de setembro, come-se um bom carurú em qualquer casa de familia baiana. E para não morrer a tradição, toda vez que uma dona de casa prepara um carurú, deixa sempre sete quiabos inteiros, que são servidos assim. No prato do convidado que um daqueles quiabos cair, este será obrigado no ano seguinte a preparar um  carurú idêntico ao que está comendo. Assim, estes dois santos camaradas, são motivo para que toda dona de casa ou quituteira baiana se esmere no preparo do carurú. O verdadeiro caruru, o caruru fiel a tradição da cozinha baiana ,oferece aos convidados uma mesa grande na qual  pode-se escolher diversas iguarias para que cada um  faça  o seu prato. assim: : Carurú, Vatapá , Feijão Preto,  Feijão Fradinho, Milho branco, Arroz de Haussa,  Inhame, Pipoca, Coco seco cortado em tiras, Banana da Terra  cortada em tiras e frita, Xinxin de Galinha, Acarajé, Abará e Farrofa de Dendê. Para beber uma deliciosa infusão de abacaxi feita com a casca também que se chama Aluá. Esse Aluá  geladinho é dos deuses e ajuda, com certeza absoluta,  a digestão depois da comilança. Eu acredito de não esqueci nenhum detalhe.
Só resta agora esperar o próximo ano, o próximo setembro dia 27 para comer o caruru dos  santos meninos, Cosme e Damião.
"Ou Bahia ai, ai, Bahia que não me sai do pensamento, ai, ai! "
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário