segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um escritor latino-americano

Mário Vargas Llosa
O Mário Vargas Llosa ganhou o Premio Nobel de Literatura 2010.Recentemente ele esteve aqui no Brasil e participou do evento Fronteiras do Pensamento, em Porto Alegre. A entrevista que ele concedeu a Revista Veja de 20 de outubro  foi uma " senhora entrevista.". Confessou o tanto quanto  ficou surpreso com uma ligação às 5.30 da manhã, com a noticia de que tinham lhe dado o Premio Nobel! e ai sua vida  virou um pandemônio! Bendito pandemônio, digo eu.! Faz muito tempo que eu li Conversa da Catedral e a Guerra do Fim do Mundo. Confesso que devo ler outra vez, os dois...
Dentre as perguntas que a Veja fez ao Mario Vargas  Llosa uma me fez  pensar e repensar! muito mais do que as outras. La vai a desencadeadora dos pensares...

"Como é para  um escritor, o esforço de se comunicar com as massas?
Terrível. A linguagem é preciosa para o escritor.Quando você está submerso nas massas, há muita pressão para rebaixar a fala, de forma a ser entendida pelo maior número possivel de pessoas. É preciso repetir e simplificar, simplifiar e repetir. no final, acabava traindo a mim mesmo e ao que há de mais sagrado para o trabalho de escritor.
Quando se tem que fazer cinco discursos por dia, não há como evitar cair nos clichês e na linguagem morta do politico profissional"

Mario, atualmente, é professor convidado da Universidade Princeton, nos Estados Unidos. Sua obra critica a hierarquia de castas sociais e raciais, vigentes, ainda hoje, no Perú e na América Latina.

Eu confesso que concordo com o o mesmo pensamento  sobre a linguagem. Simplificar e repetir, repetir e simplificar até o fim, até que se esvaia toda a tentativa de representação do pensamento que ela possa conter? é doloroso!

2 comentários:

  1. Seu textos sempre vem trazendo inovações e discussões novas!! Eles me fazem lembrar de nossas aulas... Quando conversamos sobre carga semântica das palavras... Elas são extremamente importantes... A simplificação pode acabar com a vida de um texto! Saúdo a sua volta ao Blog e a sua casa! Até o próximo texto ou até a próxima aula!!

    ResponderExcluir
  2. Vocês sabem que nossas aulas são sempre momentos de grande satisfação para mimm e para vocês também. Trocamos muitas idéias, discutimos muitos conceitos, contruimos e desconstruimos muitos discursos, dai!....... Um abraço e até!

    ResponderExcluir