sexta-feira, 21 de maio de 2010

Vá ao Palácio das Artes. Vá ver Rodin!


Gente! sem sombra de dúvida Auguste Rodin foi a mais alta expressão da estatutária do século XIX. Pela concepção, pela execução, pelo lirismo o mestre totalizou e reviveu o mundo plástico da Grécia e da Renascença italiana. Nasceu em Paris. Aos 14 anos ele entrou para a Escola de Artes Decorativas. Depois, passou a viver e esculpir por sete anos na Bélgica, onde se identificou com a obra do estatutário  belga Constantino Meunier. De regresso a Paris, curioso e vigilante, Rodin fez um curso de desenho no Museum de Paris. Imaginem! Por três vezes não foi admitido na Escola Nacional de Belas Artes. Entretanto, seu grande desejo era visitar a Itália e conhecer, ver de perto, as obras dos mestres da Renascença, seguiu para Florença. As maiores emoções e influências recebidas por Rodin  foram das obras de Miguelangelo e Donatello. De regresso  a Paris, realizou  a sua primeira exposição.Com a exibição do  "Homem do Nariz Quebrado",em 1864, criou celeuma e foi severamente criticado.O naturalismo que o dominava levantou revolta no conjunto das teorias da época.Como as críticas o estimulassem, expôs a famosa " Idade do Bronze", como uma espécie de desafio.
Vá ver Rodin! Ele está lá na antiga  casa do Comendador Bernardo Martins Catarino, na Rua da Graça, hoje o Palácio das Artes -  Museu Rodin - Bahia.

Um comentário:

  1. Eu como já tinha sido alvo desse discurso,fiquei tentado a conhecer Rodin! Mesmo não entendendo de arte e como leigo posso falar apenas da sensação! A sensação foi de profunda emoção, cada obra me tocava de forma diferente e de intensidades diferentes...Porém, minha visita foi bastante curta, quero ir novamente e apreciar esse tesouro que é as obras de Rodin!

    ResponderExcluir