quarta-feira, 16 de junho de 2010

" Ama com fé e orgulho a terra em nasceste, criança"


A Copa do Mundo é o momento! E o  povo brasileiro aproveita para demostrar de maneira alucinada o seu amor pela pátria amada, Brasil. Todo mundo se veste de verde e amarelo, pinta as ruas, pinta a cara, coloca a  bandeira  no peito, na janela, no carro na varanda. Todo mundo fica eufórico, e o sentimento nacionalista  domina o povo de norte a sul  e eu me lembro de Olavo Bilac, o mais conhecido  dos  nossos poetas  parnasianos, que se dedicava a fazer poesia e  percorrer o Brasil  fazendo conferências em favor do Serviço Militar. Mas, aqui para nós,  falando sério, o poema "A Pátria"  de Bilac é um hino de amor a terra  brasileira.

"Ama com Fé e orgulho a terra em que nasceste  criança . Não verás nenhum  pais como este." E o Brasileiro apesar de todas as mazelas sabe disto."Olha que mar que rios que florestas" e o olho da usura de outros paises, considerados de primeiro mundo,  também sabe disto......... Eu queria que  o povo brasileiro soubesse traduzir este amor  em reivindicações para que os filhos deste solo fossem profissionais mais qualificados, mais educados,  e pudessem então desfrutar de  uma vida mais confortável tendo não apenas uma toca para morar , e migalhas para comer. O discurso parece velho, aliás é muito velho mas não pode morrer. Espero que, um dia,com liceça de Osório Duque Estrada " o  penhor desta igualdade consigamos conquistar com braço forte " :
Pensem e comentem " sem moderação"

3 comentários:

  1. Lembra das nossas discussões sobre nacionalismo?Eu sempre fui um nacionalista quase que utópico! Porém, sei das mazelas socias que esse país sofre e do jogo de interesses relacionados a riqueza dessa tera e recrimino tais problemas! Por isso concordo com o argumento de reivindicar por melhorias!
    Esse assunto é o mais velho e o mais atual, pois os problemas percistem e tem de ser relatados! COntinue postando tais assuntos pertinentes!!

    ResponderExcluir
  2. ... é isso aí amiga!!! esse é um assunto que não deve morrer jamais!!! espero que os jovens desse possam um dia mudar os destinos desse grande "gigante" que consigam levantar do "berço esplendido" ...
    Bravo!!!!
    Zenaide

    ResponderExcluir
  3. Sempre reflito sobre a questão da brasilidade imbutida, esse orgulho patrio só revelado de quatro em quatro anos, essa força e esperança
    dedicada ao futebol que lhes chega de graça (doação) com total visibilidade e não lhes permitem o jogo com as palavras da leitura e/ou literatura. Chegaremos lá!

    ResponderExcluir