quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Velha Mania

Mania é coisa que a gente tem e sabe o porquê...E eu continuo com a minha mania de entrar em sebos, sim! aquele lugar que vende uma porção de livros usados, descartados, que geralmente pertenceram  a alguém que amava livros e já não pode tê-los  por tantos motivos que não quero nem pensar. Aqueles livros com dedicatórias que um dia alguém deu de presente para alguém, aqueles cheios de anotações nas páginas, denunciando, assim uma tentativa de intimidade entre o leitor e o escritor.  Isso é bom e eu adoro!
Numa dessas andanças encontrei um livro que  reteve a minha atenção entre tantos outros.Em primeiro lugar, a capa ilustrada por uma gravura que me lembrou a pintura  de Caravaggio, pela cor, pela luz, pela sombra e pela própria representação da imagem de um menino sentado ao chão entre farelos de pão e alguma frutas quase apodrecidas.Em segundo lugar pelo seu nome " Os  Filhos de Caim". Nossa! quem são os filhos de Caim ? quem são?.
Levei o livro para casa, estava cheia de curiosiadade. A preciosidade é escrita por Bronislaw Geremek. e  tem 408 páginas. Confesso que não as li em breve tempo, apesar das inúmeras ilustrações. O livro é muito impressionante, B.Geremek analisa as representações dos pobres na literatura européia do século XV ao XVII. O resultado é uma viagem ao imaginário do submundo medieval e moderno do qual emerge a figura mutante  - e atualissima do excluido social .Sinceramente, é uma viagem que vale a pena fazer.B.Geremek


analisa as diferentes imagens que o marginal adquire de acordo com as condições locais. Paralelamente,ele  traz á tona um volume imenso de informações no que concerne ao universo  interno dos vagabundos, miseráveis, prostitutas, revelando o funcionamento de suas " coorporações de mendigos," companhia de bandidos" suas hierarquias, técnicas de furto e mendicância. É isso..........

3 comentários:

  1. Tenho minhas manias e conheço suas manias...e juntos fazemos maniolándias.

    Saudades

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do texto! Consegui imaginar essa mania produtiva...Seu texto conseguiu me tocar... E como vc sabe eu sou do tipo bastante racional que não se deixa emocionar!! Gostei bastante mesmo!(desculpa a redundância)
    E esse sobrinho ae, fique sabendo que a tia Silvia está cheia de orgulho por vc viu!?!? Parabéns pela formatura!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu definitivamente entendo do que você está falando. Ler é a minha paixão, e bom, os livros são os verdadeiros objetos dela.
    E sebos... bom, são verdadeiros paises das maravilhas.
    Mas acho que deve ser assim para cada um com a sua própria mania ou paixão.
    Então, otima percepção das manias.

    ResponderExcluir