sexta-feira, 18 de junho de 2010

E agora José (Saramago) ?

José Saramago
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia .Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objetivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objetivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem idéias não vamos a parte nenhuma" Ele disse.

Saramago saiu de cena hoje! que pena!  Ele faz parte da chamada "Geração de Abril"  isto é, prosadores que se manifestaram mais expressivamente a partir da Revoluçao dos Cravos, em 25 de abril de1974. Saramago, particularmente, é um escritor profundamente admirado no meio acadêmico do Brasil e  a  premiação como Nobel de Literatura aumentou ainda mais sua popularidade aqui.
O modo de narrar de Saramago é objeto de controvérsia. Muitos criticos literários o acusam de possuir um estilo pretenciosamente dificil, confesso que não concordo com o "pretenciosamente".

O tempo, hoje,  calou a sua voz, agora já não escreverá sobre as grandes questões do ser humano, agora  já nao fará alegorias para retratar a cegueira dos homens e seu " Ensaio sobre a Cequeira " ficará entre nós como um imenso sinal de alerta.
"Acho que na sociedade atual  nos falta filosofia.. FILOSOFIA...."

Pois é!. Pensem, pensem e comentem "sem moderação". Até.....

2 comentários:

  1. Oi querida amiga,
    saudações dessa terra, normalmente fria, hoje ensolarada, a previsão para hoje é de 30°, amanhã 31° sem a brisa do mar de Salvador!!!
    Li com muito alegria de aprender um pouquinho mais... que bom que não morri ontem!rsss
    Procurei saber mais sobre Saramango e adorei!!!
    Aliás, hoje domingo, 27 tem uma emissão sobre ele, não perderei.
    Muito obrigada por contribuir para o aumento da minha cultura!!!
    Você é DEZ! Mil beijos de Genebra.
    Zeni

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, Sílvia!
    Saramago certamente juntou-se a outros grandes escritores e filósofos lá no céu e aposto que estão fazendo uma grande farra!
    O que nos conforta aqui no mundo dos mortais é ter a certeza de que a sua Obra ficará perpetuada através dos tempos!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir