terça-feira, 13 de julho de 2010

Encenação do espetáculo!

Pensando bem, a palavra espetáculo lembra esta chula de palhaço que faz parte das cantigas populares deste nosso " Brasilzão". Hoje tem espetáculo.

Hoje tem espetáculo?
Tem, sim sinhô
É as oito da noite?
É,sim sinhô
Hoje tem marmelada?
Tem, sim sinhô
Hoje tem goiabada?
Tem,. sim sinhô
É de noite? É de dia?
É, sim sinhô
(...)
E o palhaço, o que é?
É ladrão de mulher
E o palhaço o que é?


Eu andei  relendo, recentemente, de Guy Debord ,  Sociedade do Espetáculo (Comentários sobre a sociedade do espetáculo) ed.Contraponto.Rio de Janeiro 2000, e recomendo, principalmente, aos queridos alunos que gostam de fazer bonito na sala de aula durante os seminários.
Guy  Debord  faz ai uma critica ferrenha a sociedade, moderna, tecnológica, neste contexto, de espetacularização da vida humana , em que os veículos de comunicação , em particular a tv, são os maiores instrumentos de encenação de espetáculo.

O espetáculo, diz Guy - "consiste na multiplicação de icones e imagens, principalmente através dos meios de comunicação de massa  (rádio, cinema, jornais e tv) mas também dos rituais politicos, personalidades, gurus, mensagens publicitárias - tudo transmite uma sensação de permanente aventura, felicidade, grandiosidade e ousadia".Os meios de comunicação de massa diz Debord - são apenas a manifestção superficial mais esmagadora da sociedade espetáculo, que faz do individuo um ser infeliz, anônimo e solitário em meio a massa de consumidores"

Para mim, a " sociedade do espetáculo " é uma sofisticadissima  chula de palhaço! Concordam ou não?

Hoje tem espetáculo?
Tem, sim sinhô
É de noite? É de dia?
É, sim sinhô
E o palhaço, o que é?
É ladrão de mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário