sábado, 17 de julho de 2010

Como é que pode?

Eu considero Carlos Drumond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros do século XX, viveu sua vida e  construiu sua obra preocupado em ver o mundo em seu redor - porque, para ele, essa era a função do poeta.

Nascido em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais,  Em 1916, interno em um colégio de Belo Horizonte, lembrava-se de Itabira, " de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes", a cidade mineira famosa por suas reservas naturais de ferro. Doente, no colégio, foi obrigado a retornar a Itabira, onde teve aulas particulares. Em 1918, foi novamente para o internato - dessa vez em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro.


Aluno destacado, foi, no entanto, expulso do colégio, por uma razão estranhissima alegada pelo professor de português: Drummond era um insubordinado mental. O motivo alegado prendia-se ao fato de que o indisciplinado aluno era, entretanto,um anarquista mental e não poderia conviver normalmente com os colegas.
É inacreditável esta história! como é  dificil ser difrente, pensar diferente, ver um mundo de maneira diferente!

Pobre professor! Mas tenho certeza que não foi em sua homenagem que Drummond escreveu:

No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio  do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas  tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra

3 comentários:

  1. E eu Pró, sou fácil de lidar como aluno?!??
    Estou ansioso pelas nossas discussões e aulas!!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, Carlos Drumond de Andrade!
    Identifico com a parte que diz:

    "Como é dificil ser difrente, pensar diferente, ver um mundo de maneira diferente!"

    Tema para muitas de nossas conversas.

    Fiquei feliz que tenha gostado do texto de Gregório de Mattos en español no facebook.

    Dar um pouco da verdadeira cultura literária Brasileira a essa humilde gente. By Silvia Moreira.

    Saudades Sempre.

    ResponderExcluir
  3. André. Você sempre foi e será um bom aluno, visto que está sempre disposto a aprender.

    Pois é Ark. Aprender a conviver com as diferenças é uma tarefa árdua. Não é fácil conviver com o outro. Lembra? " O inferno são os outros" J.P.Sarthe está coberto de razão! não é?

    ResponderExcluir